quinta-feira, janeiro 29

E a campanha...

...já começou! Por todo o lado, em todas as frentes! O Correio da Manhã publicou no sábado passado uma sondagem que dá 38,2% a António Costa contra 19,8% a Pedro Santana Lopes. Mas devemos acreditar? Todos os dias, nos cafés, na mercearia, nos táxis, ouve-se o descontentamento de quem por cá vive e trabalha, a intenção de voto no candidato social democrata, a certeza de que, com ele, Lisboa ficará finalmente em boas mãos. As pessoas avaliam a falta de obra perante aquela que foi feita, fazem-se levantamentos, encaram-se realidades. Até o lado pessoal passa a ser uma vantagem para Santana Lopes. A sua vida em torno das mulheres merece o comentário " é sinal de que é um bom homem" e o que até antes era mau, agora revela um lado que passou a ser admirado! Nem vou aqui dizer o termo de comparação que se aplica...também não concordo com ele. Cada um é livre de fazer as suas escolhas e a intimidade não pode nem deve servir como arma de arremesso. Mas é a voz do povo e vivemos em democracia. Os julgamentos fazem-se, as imagens criam-se. E para muitas pessoas, os partidos confundem-se com os seus protagonistas.
Mas voltando à capital e à dita sondagem, 68,3% dos inquiridos consideram estas eleições de uma enorme importância e 19,1% de média. Ou seja, no geral, mais de 80% dos inquiridos estão muito ou mais ou menos atentos à realidade das eleições. O que me espanta daqui sair uma percentagem a rondar os 40% para o candidato socialista. Ou houve um erro de cálculo, ou foi uma sondagem feita numa 6ª feira pela madrugada fora ou os lisboetas andam desatentos!
Pior ainda, a política tornou-se tão deprimente e desmotivante que votar verde ou amarelo dá o mesmo resultado: azul. Ou seja, tudo na mesma. Que fique então quem lá está.
Será assim? Não me parece. Já estive num café em que a pessoa que me acompanhava decidiu ver até que ponto as pessoas se interessavam pelo tema.
O tom de voz elevou-se, encetámos uma discussão em torno da obra de António Costa e comparámos com os projectos de Pedro Santana Lopes. Parte dos frequentadores olharam para nós (também porque somos 2 mulheres giras, o que ajuda a chamar a atenção!) e iam abanando com a cabeça e a dizer "é verdade"!
Pois era isso mesmo o que pretendíamos!
Começámos a campanha. Idosos e gente de meia idade, lá iam dizendo "eu sou das vossas, também vou votar Santana" ou "ele é que é um homem, o meu voto vai para ele". E o túnel? As piscinas? O resto que ele projectou? "É verdade, ele fez mais pela cidade"!

Pois estas são as minhas sondagens!
Gente que nos olha, cara-a-cara, e diz aquilo que pensa. E reflecte naquilo que ouve. E avalia aquilo que vê. Bairro a bairro, rua a rua, lojas, cafés, mercados. Táxis, consultórios médicos, farmácias. Mercearias e supermercados. Talhos, restaurantes e papelarias. Por todo o lado onde ando todos os dias. E falo, e defendo, e discuto, e argumento. E criam-se conversas interessantes, e conhecem-se coisas que de outra forma não se saberiam. E tanto se aprende nestes pequenos momentos, desta gente de Lisboa!

Sem comentários: