domingo, março 1

Adoro! A não perder!


"Sensual, apaixonado e apaixonante, FUEGO funde elementos de dança moderna com a ancestral pureza estética da arte Flamenca. Com melodias de compositores imortais e um magnífico guarda-roupa, as coreografias de Joaquin Marcelo fascinam o mais céptico espectador, conquistando-o quadro após quadro.

FUEGO, da Companhia de Dança Carmen Mota, é o espectáculo para todos os apreciadores de Flamenco e não só. Carmen Mota é uma incontornável referência do ballet tradicional espanhol.
Com mais de 50 anos de carreira, trabalhou com estrelas maiores como Lola Flores e Carmen Amaya, para quem assinou diversas coreografias. Em 1977 funda a sua própria companhia que, rapidamente, se internacionaliza, apresentando espectáculos por toda a Europa, Estados Unidos, Canadá e Ásia.
Em FUEGO, Carmen Mota ultrapassa-se conseguindo uma perfeita celebração dos ritmos tradicionais do Flamenco com elementos da dança contemporânea. Em palco, 18 bailarinos e 5 músicos/cantores interpretam compositores épicos como Karl Orff (Carmina Burana) a par com os modernos Dire Straits (Private Investigations). O cuidado guarda-roupa e o desenho de luz acentuam as impressionantes, ora intimistas ora plenas de energia, coreografias de Joaquin Marcelo. (...)

Flamenco define o estilo de música, canto e dança típicos da Andaluzia. A sua origem remonta ao século XVIII, quando ciganos nómadas vindos da Índia chegaram a esta região, instalando-se e misturando-se com os habitantes locais, na sua maioria judeus e refugiados mouros, mas também escravos africanos e emigrantes retornados da América do Sul. Em poucas décadas, a fusão dos elementos culturais destes diversificados grupos, originou uma nova sonoridade caracterizada por um canto cru ritmado pela guitarra, o cajon, as palmas e as castanholas. Em termos de movimento, originou um novo estilo onde os pés têm um papel fundamental definidor da movimentação de todo o corpo. Mais que um estilo musical, de canto ou dança, o Flamenco tornou-se um modo de vida, um estado mágico e apaixonante que sublima a expressão corporal fundindo-a com a música, num todo indivisível."

in site Casino Lisboa

Sem comentários: