quinta-feira, outubro 1

Dia Rosa


Comemora-se hoje o Dia Mundial do Cancro da Mama. Em Portugal, são diagnosticados uma média de 5000 novos casos por ano sendo que aproximadamente 1800 mulheres acabam por morrer vítimas da doença.
Mulheres de coragem como Simone de Oliveira, Fernanda Serrano, Joana de Sousa Cardoso, Anastacia entre tantas outras, venceram uma dura batalha contra este tipo de tumor que afecta anualmente cerca de um milhão de mulheres em todo o mundo.

A apalpação da mama para o reconhecimento de eventuais nódulos continua a ser um método eficaz que todas as mulheres devem fazer periodicamente, assim como a realização de ecografias mamárias e eventuais mamografias sugeridas pelos profissionais de saúde.

O jornal diário gratuito "Metro" assinala hoje a data com uma edição especial sobre este tema, numa tiragem em páginas cor-de-rosa onde a informação disponibilizada ajudará ao esclarecimento de dúvidas sobre esta doença.

No Teatro "A Barraca" em Lisboa assiste-se hoje à antestreia da peça "Em busca do bem-estar", um relato sobre a experiência de 3 mulheres vítimas de um diagnóstico que as coloca de frente com o cancro da mama. Em cena até ao dia 18 de Outubro, este projecto da Associação Viva Mulher Viva espera contribuir para a esperança das mulheres infectadas, baseado em casos reais e com a encenação de Helder Costa e João d'Ávila, argumento de Joaquim Reis e o desempenho de João d'Ávila, Daniela Oliveira, Madalena Vaz Pinto, Isabel Montellano e Pedro Borges.

Durante o mês de Outubro irão ser realizadas várias iniciativas por parte de algumas entidades entre as quais a Liga Portuguesa Contra o Cancro que disponibiliza ainda uma linha de apoio para esclarecimentos sobre a doença - Linha Cancro: 808 255 255.

Sem comentários: