segunda-feira, abril 27

Portugal Dance Awards...ajuda?

Será esta a melhor forma de reconhecer o talento dos bailarinos? Uns acham que sim, que a ponte CNB / RTP poderá ajudar a difundir a dança em Portugal.
Outros acham que não, que este Dance Awards constitui um ataque à cultura e ao profissionalismo da dança.
Existe neste momento uma petição on-line contra o espectáculo a realizar na próxima 4ª feira no Teatro Camões (aqui).
Na minha opinião, não considero isto um atentado mas existem outras formas para reconhecer esta arte no nosso país. De facto, são poucos os incentivos e Portugal necessita de se debruçar sobre a sua parca educação cultural. Também não me passa pela cabeça haver os troféus da pintura, da escultura ou de outra forma artística do género. Creio que isso seria desprezar todos aqueles que dão tanto de si em formas de arte que não devem ser premiadas através de uma espécie de "óscar" porque este tipo de talento não pode nem deve ser avaliado dessa forma.

Na dança há graciosidade, há magia nos movimentos, há voos...somos pássaros, somos tigres, somos natureza!
Neste caso específico, premiar o espectáculo e o bailarino pode ser uma forma de reconhecimento mas também provoca a discriminação, a partir da altura em que se desconhecem os critérios de escolha dos nomeados. Isso não é público...pode-se é enviar um mail através do site para votar na companhia ou no bailarino que se prefere. Mas ninguém explicou porque são aqueles e não outros...

Encontro-me por isso em reflexão e sobre estes Dance Awards não me posiciono.
Creio, isso sim, que chegou a altura de vermos a dança com outros olhos, respeitar a perseverança dos bailarinos e encarar a vastidão cultural do nosso país com toda a atenção que nos merece.

2 comentários:

A. disse...

...com toda a razão, é verdade, Flor



na realidade não há troféus para a pintura, escultura ou outra forma artística do mesmo género... mas existem prémios, como por exemplo, os Prémio Bordalo.

[Prémios da Imprensa, atribuídos, em cada uma das suas categorias, por um largo e qualificado júri de jornalistas e colaboradores especializados da comunicação social, projectaram-se como acontecimento anual, também pela divulgação que lhes era dada, nos jornais e na rádio, e pelo número e variedade dos artistas que colaboravam no espectáculo de consagração dos distinguidos.]




... as coisas têm de começar por algum lado, com toda a dignidade que merecemos, sem dúvida alguma... mas como em tudo, terá sempre de haver um primeiro passo

Flor... um abraço

Ana

Flor do Vale disse...

E que os primeiros passos não se esgotem numa vã intenção...vamos lutar por isso! Para que outros não substimem o grande valor dos nossos artistas! Mais uma vez Ana...a minha gratidão e admiração!